segunda-feira, 21 de março de 2011

SUPERLUA


Depois de muitos anos, lá estava ela,  a SUPERLUA, pronta para ser admirada, observada, apreciada e fotografada .
Neste sábado (19/03/2011), o satélite estavá 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. O fenômeno é chamado superlua e acontece a cada 18 anos.
O astrônomo Adolfo Stotz Neto explica que ela é “super” por três coincidências: o satélite chega ao ponto mais próximo da Terra, cerca de 365 mil quilômetros, chamado de perigeu lunar; a lua está cheia; e é equinócio (passagem do verão para o outono). A última superlua foi em março de 1993. Fonte DC
Conseguir fotografá-la, não seria fácil. Estava nublado com chances de melhora. As melhores imagens seriam no leste da ilha da magia ( praia mole, joaquina, campeche), mas eu estava no norte da ilha, ou melhor,  na praia de canasvieiras, próximo a canajurê.
Final de tarde , me posicionei , quando a romântica apareceu. 
Lá estava ela , brilhava como uma estrela no céu, todos a admirá-la. Saindo de trás das montanhas, o cenário era mais que propício para uma bela imagem,  mar , pescadores, barcos, prédios iluminados, pessoas caminhando ao luar  e reflexos , muitos reflexos na água  transparente do mar.
Na hora certa , no dia certo e no momento decisivo. Eu consegui!
Valeu meu Deus,  por me abençoar com tamanha energia
Obrigado












Nenhum comentário: